As professoras Ericka Carellos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)e Lilian Bahia Oliveira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Macaé, ambas membros da Rede Brasileira de Pesquisa em Toxoplasmose (Rede Toxo ), participaram da III Capacitação em “Toxoplasmose Gestacional e Congênita”, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde do município de Serra no Espírito Santo. A RedeToxo tem a honra de participar deste processo desde a primeira edição.
O evento, sob a coordenação do Núcleo Especial de Vigilância Epidemiológica (NEVE) da Secretaria Estadual Saúde (Sesa), ocorreu nos dias 10 e 11 de abril com o objetivo capacitar mais de uma centena de profissionais da Atenção Primária de Saúde e rede hospitalar do município de Serra. Os municípios ainda não capacitados tiveram a oportunidade de serem aperfeiçoados sobre o diagnóstico e o tratamento da toxoplasmose adquirida na gestação e toxoplasmose congênita em conteúdos relacionados ao fluxo da triagem neonatal, acesso aos medicamentos e diagnósticos, notificação e vigilância epidemiológica.
Como resultado desta capacitação, espera-se o fortalecimento das ações de pré-natal voltadas para diagnóstico, prevenção e tratamento toxoplasmose na gestante, redução da transmissão vertical da doença, além da identificação da real magnitude da doença no município.