[vc_row][vc_column][vc_column_text]Até o dia 02 de outubro acontece o IV Simpósio Brasileiro de Toxoplasmose em Brasília, seguido de Treinamento em Vigilância Integrada para Toxoplasmose Gestacional e Congênita de 03 a 05 de outubro. O evento é realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Toxoplasmose com apoio da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) e tem como tema os dez anos da Carta de Búzios, documento elaborado e publicado por pesquisadores e representantes do Ministério da Saúde com recomendação para a vigilância da toxoplasmose no Brasil.
A ausência de diretrizes e de protocolos padronizados sobre a doença, ou seja, as diferentes definições de caso adotadas, metodologias de exames para diagnóstico e orientações não padronizadas prejudicam o planejamento das ações voltadas para sua prevenção e controle. A Carta de Búzios, escrita em 2008 durante o 1º Simpósio Brasileiro de Toxoplasmose, sinalizou a necessidade da criação e implementação de um protocolo de vigilância, que contemplasse políticas públicas específicas para a toxoplasmose gestacional e congênita no país, além de promover o fomento de pesquisas na área.
Hoje (01/10), na abertura do evento, o secretário de Vigilância em Saúde, Osnei Okumoto, declarou ser imprescindível a proximidade da academia com o serviço nas discussões para oferecer uma rápida resposta a surtos como o ocorrido em Santa aria, Rio Grande do Sul. “É também importante a integração de outras secretarias, como a Secretaria de Atenção à Saúde, para atender os requisitos da Carta e qualificar os serviços”, completou. Acesse a Carta de Búzios aqui.
Desde 2015, um grupo de trabalho coordenado pela Secretaria de Vigilância em Saúde atua na construção da vigilância integrada da toxoplasmose gestacional, congênita e adquirida. As atividades foram fortalecidas com a publicação da portaria nº 204, de 17 de fevereiro de 2016 (que dispões sobre Doenças e Agravos de Notificação Compulsória), pela Nota Informativa CGDT/DEVIT/SVS/MS no 26 e Portaria nº 3.502, de 19 de dezembro de 2017. O Protocolo de Vigilância de Toxoplasmose já está em fase se finalização e logo será lançado.[/vc_column_text][vc_message icon_fontawesome=”fa fa-external-link”]Fonte: Secretaria de Vigilância em Saúde – Ministério da Saúde[/vc_message][/vc_column][/vc_row]